quinta-feira, 31 de março de 2011

BIOQUÍMICA

Gastroenterectomia: Cirurgia para redução de estômago e intestino.

No ranking das cirurgias realizadas pelo SUS ( Sistema Único de Saúde) as cirurgias de gastroenterectomia estão em 2º lugar em quantidade, perdendo apenas para cirurgias cardíacas.

CORPOS CETÔNICOS:
  • A partir da degradação dos lipídeos (lipólise).
  • Gastroenterectomia
  • Diabetes : Não há glicose como "combustivel" para produção de ATP pela célula, portanto, há a quebra do lipídeo para este fim.
  • Jejum prolongado: a partir de 24hs de jejum prolongado, o organismo (fígado) produz corpos cetônicos para servirem de "combustível " para a produção de ATP.
A taxa de corpos cetônicos no sangue chamamos de cetonemia, O sangue chega até os rins, onde é filtrado e junto com ele os corpos cetônicos chegam a urina, a esta taxa chamamos de cetonúria. O sangue , ao chegar nos pulmões, por serem muito voláteis, os corpos cetônicos liberam o mau hálito na respiração.

COLESTEROL ( C27H46O)

De todo o colesterol encontrado no organismo, 20% provém da dieta (origem animal) e 80% é sintetizado pelo próprio organismo.

Síntese do colesterol









HMGCoA Redutase - Enzima marca-passo: Por ser uma enzima, logo uma proteína, é sintetizada a partir da informação genética, portanto, se houver uma informação para produção excessiva desta enzima, haverá grande produção de colesterol.

O aumento da taxa de colesterol no sangue, chamamos de HIPERCOLESTEROLEMIA.

Todos os alimentos sejam carboidratos, lipídeos ou proteínas, ao serem degradados transformam-se em AcetilCoA para serem utilizados na produção de ATP ( Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória), porém também é matéria-prima para a produção de colesterol.

Os medicamentos para tratamento de altas taxas de colesterol, são chamados de estatinas. Agem como inibidores da produção da enzima HMGCoA redutase.

FUNÇÕES DO COLESTEROL:
É integrante de membranas celulares, precursor dos ácidos e sais biliares, dos hormônios esteróides e da vitamina D.
Sua síntese ocorre principalmente no fígado, no córtex da glândula adrenal e gônadas (testículos e ovários) , mas pode ser sintetizado em qualquer tecido ( no citoplasma celular)

Regulação da via de síntese:
  1. Hormonal:
    • Ativador : Insulina
    • Inibidor : Glucagon
  2. Drogas:
    • Inibidor: Estatinas
Transporte do colesterol:
     Os lipideos por serem insoluveis em água e o sangue ter grande parte de água, são necessárias as lipoproteínas para auxiliarem neste transporte.
             Lipoproteínas:
                          + Quilomicron;
                          + VLDL - Very Low Density Lipoprotein
                          + LDL - Low Density Lipoprotein
                          + IDL - Intermediate Density Liporpotein
                          + HDL - High Density Lipoprotein
      Os ácidos graxos e o colesterol chegam na corrente sanguínea e são recebidos pelos quilomícrons. Este lipídeos terá dois possíveis destinos : os hepatócitos ou os adipócitos.
      No 1º caso, para que haja o transporte do sangue para o fígado a lipoproteína que atuará será o HDL e pra que o colesterol exerça suas funções nas células, é transportado novamente do fígado para a corrente sanguínea, se necessário, através do LDL.
     É comum porém equivocada a conotação de "mau colesterol" que leva o LDL. Sua ação só ocorrerá se houver necessidade. O alerta deve ocorrer quando houve excesso de LDL, pois pode haver deposição nas artérias acarretando em doenças cardiovasculares. 
     Sendo assim, o correto é analisarmos a relação HDL x LDL. Se LDL > HDL podemos afirmar que há um risco para a saúde.


1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Bruno td bem? é a Rayane... Meu nao consigo abrir as questoes de bioquimica.... se der manda pro meu e-mail ou manda pro e-mail da sala!
Meu e-mail: rayane_paulino@hotmail.com
Obrigada

13 de abril de 2011 às 10:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial