PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Galera,
contribuição do Danilo, um resumo da matéria da prova de amanhã !! Tenho certeza que ajudará e mto !!!
Aproveitem !!!!
contribuição do Danilo, um resumo da matéria da prova de amanhã !! Tenho certeza que ajudará e mto !!!
Aproveitem !!!!
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Piaget – Construtivismo
A teoria de Piaget, diz que o ser humano depende de três fatores fundamentais para o seu desenvolvimento, sendo eles: Condições biologias (maturação), somado a experiência física com os objetos, somado a interação social.
Nada adianta também o ser humano ter muita interação com ambiente e pessoas e não estar pronto maturacionalmente para “encarar” aquilo que lhe é proposto, pois não há condições biológicas de aprendizado.
Acreditava que não necessariamente a pessoa não tinha inteligência, mas talvez essa não tivesse bagagem suficiente para responder as perguntas.
Dentro desta teoria ele divide e organiza um conceito cognitivo básico nas seguintes etapas:
Esquema: Como se fosse arquivos, que armazenam dentro deles várias informações.
Ex: Esquema de ANDAR armazena funções de como realizar está ação.
Nossos esquemas sempre estão dispostos a sofrer mudanças a se tornarem mais refinados, mais desenvolvidos. Lembrando que os esquemas das crianças ainda são simples e os dos adultos por possuírem mais informações já serão mais complexos.
Assimilação: É quando vamos até os nossos arquivos (esquemas) e renovamo-los esse “esquema” já existente para que caiba melhor em nossas respostas. Ou seja, é quando usamos a “assimilação” de esquemas antigos para gerar novas respostas.
Acomodação: Quando o ser humano se depara a um fato novo, ele tenta assimilar com esquemas já existentes. Porém isso não é possível, por tal fato ser novo e jamais visto antes, por isso não existe nenhum esquema que se encaixe. Para isso a pessoa cria um novo esquema (nova ficha de arquivo) que se encaixe ao estimulo (pergunta).
Equilibração: É o estado de balanço entre acomodação e assimilação. Quando o ser humano se depara a uma nova experiência, enquanto ele não resolve a situação, fica em desequilíbrio e para se manter em “equilíbrio” ele busca meios de resolver a situação. Essa busca de maneiras para resolver a situação é chamada equilibração.
Piaget dividiu o desenvolvimento humano em quatro estágios:
Estagio sensório – motor: desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre as ações; inicio de diferenciação entre os objetos e entre o próprio corpo e os objetos; aos 18 meses, mais ou menos, cria capacidade de representar um significado a partir de um significante. No estagio sensório – motor o campo da inteligência aplica-se a situações e ações concretas (0 a 2 anos).
Estagio pré – operatório: reprodução de imagens mentais, uso do pensamento intuitivo, linguagem comunicativa e egocêntrica. (2 a 6 anos).
Estágio operatório concreto: capacidade de classificação, agrupamento, reversibilidade, linguagem socializada; atividades realizadas concretamente sem maior capacidade de abstração; (7 a 11 anos).
Estágios das operações formais (11/12 anos em diante): transição para o modo adulto de pensar, capacidade de pensar sobre hipóteses e ideais abstratas, linguagem como suporte do pensamento conceitual.
Papel do professor: Questionamento, Criar hipóteses, comparar, estabelecer relações.
Skinner – Comportamentalista
Comportamentalista é você ter o controle do ambiente e em longo prazo o individuo ter autocontrole.
Concepção do homem: As variáveis presentes no ambiente interferem no comportamento.
Papel da sociedade: Responsável pela definição e cobranças dos comportamentos esperados. Respeito pela cultura e aos valores definidos pela sociedade.
Papel da educação e do ensino: São responsáveis pela transmissão de valores desejado e transformação dos comportamentos inadequados.
Papel do professor: É um analista de contingências (variáveis que estão presentes no ambiente que interferem no comportamento) de reforço.
Reforço positivo – Apresentação de seus estimulo positivo imediatamente após a resposta desejada.
Ex: Atenção à Sempre que fizer algo certo, dar atenção, elogiar, olhar, dar um sorriso.
Reforço negativo: Retirada do estimulo positivo imediatamente após a resposta indesejada.
Punição: Apresentação de um estímulo negativo imediatamente após a resposta indesejada.
Carl Rogers – Humanismo
A teoria se baseia em uma ligação interpessoal ou seja .Aluno e professor devem se relacionar sim como seres humanos.
Rogers acredita que o aprendizado torna-se mais fácil de ser assimilado quando o professor não pensa somente no intelecto –cognitivo mas também em afetividade e vivencias
Rogers acredita que existem dois tipos de aprendizado
Convencional: Método o qual o professor “despeja” conhecimentos, impossibilitando os alunos de vivencia-las e “selecionar” para si mesmo aquilo que acha importante aprender. O professor torna-se um figura ameaçadora por avaliações de conteúdos e não de aprendizagem em sim.
Significativo: Onde o professor proporciona vivencias, fazendo com que os alunos consigam aprender melhor. Essa maneira de aprendizado não afesta só o intelecto cognitivo mas também o afetivo e o pessoal. O professor age como facilitador gerando um ambiente que proporcione conforto sem ameaças.
Atitudes facilitadoras:
Congruência: Coerência intera, ou seja, eu sei quem eu sou, sei o que sinto e sei o que penso
Autenticidade: Pessoa transparente.
Empatia: Capacidade de se colocar no lugar do outro, como se fosse o outro, mas sem ser.
Aceitação Positiva: Aceitar o outro como é e não como você gostaria que fosse.
Freud – Psicanálise
Teoria de Freud teve dois momentos um primeiro onde ele utilizava-se do meio da hipnose com seus pacientes e um segundo onde ele se baseou em que as pessoas só deveriam falar e pensar naquilo que elas tivessem vontade e quando essas surgissem livremente.
Freud divide a consciência em duas:
Pré consciência: elemento consciente em todos os momentos.
Inconsciente: elemento impulsivo que não se interliga com a consciência em nenhum momento e é geralmente reprimido e censurado. (pulsões e libidos)
- Pulsões são impulsos que gera excitação corporal localizada. Tem 4 componentes: fonte, finalidade, pressão e objeto.
Pulsões podem ser de vida (prazer, ligadas ao libido, sexualidade) e de morte (raiva, agressividade...).
- Instinto: ação irracional própria dos animais
Estruturas de personalidade
Id: localizam os instintos, desejos, fantasias. É desorganizado, seus conteúdos são quase todos inconscientes e muitas vezes liberados nos sonhos.
Superego: extremante repressor a si mesmo, se cobra muito. Pode agir inconscientemente através de compulsões ou proibições.
Ego: Realista é influenciado pelo ID, na tentativa de buscar sua satisfação e reduzir a tensão.
Fases Psíco-sexuais
Oral (0-2 anos) - Crianças põem todo na boca, pois é nessa região que esta centralizada a redução de tensão
Anal (2-4 anos) – Crianças começam a dominar as necessidades fisiológicas de ir ao banheiro e tomam 1º escolha e responsabilidade para si (Descoberta do banheiro).
Fálica (3 – 4 anos) – Percepção das diferenças sexuais anatômicas, característica da fase complexo de Édipo.
Período de latência ( +/- 6 anos) - quando o superego age sobre a descoberta da diferenças sexuais crianças sente vergonha se auto censuram.
Genital (inicio da adolescência) – Retorno da energia libidinal aos órgãos sexuais, nesta fase se quebra o complexo de Édipo.
Soluções:
Sonho:Realização de desejos
Sublimação: A energia é dirigida para nosso propósitos: Intelectuais, culturais, etc... Uma forma menos ameaçadora de se satisfazer de maneira que o ID também se satisfaça.
Wallon
Emoção gera à contagio à reação do outro à sentido.
Possuímos três conjuntos funcionais:
Afetivo
Motor
Cognitivo
Pessoa – O desenvolvimento é em espiral, feito de retrocessos e rupturas.
Imperícia – Falta de controle dos movimentos corporais, isso pode acontecer por falta de coordenação motora, falta de jeito ou também é causado por aspectos emocionais.
Sincretismo – Quando há dificuldade de organização de pensamento
Papel do professor – é mediador, promove mediação, respeito às necessidades e a história cultural.

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial