segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Desenvolvimento Motor

08/08/2011

Crescimento: relacionado ao aumento do tamanho das células (hipertrofia) e também ao aumento do número de células (hiperplasia)

Desenvolvimento: relacionado as funções das células.

Domínios do comportamento

- Cognitivo: relaciona-se ao pensamento, desenvolvimento do intelecto
- Afetivo: relaciona-se ao sentimento e emoções, sendo o primeiro orgânico e o segundo físico
- Motor: relaciona-se ao movimento

Maturação: É geneticamente determinada, sequencial e ordenada, ou seja, determina o ritmo do crescimento e desenvolvimento.

15/08/2011
Idade cronológica: tempo de vida do indivíduo
Qual a importancia da idade cronológica ? Para a comparação com a biológica, pois se normalmente as crinças iniciam a andar com 1 ano de idade, podemos compará-las e ter uma ideia se a maturação de determinada criança é precoce, normal ou tardia.

Porém podemos ter um problema para esta avaliação. Supondo um adolescente que chega até a academia para realizar um trabalho de hipertrofia. Como avaliar se este trabalho não afetará o seu crescimento? Como avaliar se ele está em um período maturacional que possa ser feito o trabalho de hipertrofia ? Para isso recomenda-se utilizar o método conhecido como "Pranchas de Tanner", onde o próprio adolescente fará um auto exame indicando qual se aproxima ao seu nível maturacional, principalmente relacionado aos estágios maturacionais sexuais.

Princípios do desenvolvimento

1) Totalidade: existe a integração entre os três domínios do comportamento (cognitivo, afetivo e motor) 
2) Especificidade: embora haja a integração entre os domínios, em diferentes situações pode ocorrer o predomínio de uma domínio sobre os demais, como por exemplo, em um jogo de xadrez.
3) Progressividade: desenvolvimento é progressivo, ordenado, sequencial e portanto, previsível. Sendo a maturação + experiências = desenvolvimento
4) Individualidade: A velocidade do desenvolvimento varia de fase para fase e de indivíduo para indivíduo. Em uma hipótese onde duas crianças, B estava atrasada em relação a A, porém com um estímulo adequado ao nível maturacional, B poderá vir a se desenvolver além do que estava se desenvolvendo até superar A. Além disso, as fases deste desenvolvimento não necessariamente serão iguais para ambas as crianças, cada uma pode ter um ritmo diferente para cada fase o por isso uma superar a outra.
5) Continuidade: o desenvolvimento é contínuo e ocorre naturalmente desde o nascimento até a morte.
             - evolução filogenético: período que todos os indivíduos apresentarão alterações expressas pela maturidade e independente da estimulação
            - evolução ontogenético: genética + experiências
            - retrogênese: perda da especialização adquirida durante a vida. Por exemplo, a descalcificação óssea - osteoporose. Este período pode ocorrer em alguns mais precocemente do que em outros e é determinado por dois fatores: (1) genética; (2) estilo de vida.

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